Se MDF e MDP são painéis produzidos a partir do pinus ou eucalipto e, se ambos possuem densidade média e valores tecnológicos similares, qual é o melhor na fabricação de móveis? Segundo os fabricantes de painéis de MDF e MDP, não existe painel melhor ou pior, mas diferenças técnicas que determinam, limitando ou expandido as possibilidades de aplicação, dependendo do uso que cada indústria quer fazer do produto.
1 - Chapas de MDP (Medium Density Particleboard)
O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o MDF. MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade;
O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas;
O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de Média Densidade, com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente. É excelente para acabamentos com BP e Fórmicas;
O MDP é o painel de madeira industrializada mais usado no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral.
2 - Chapas de MDF (Medium Density Fiberboard)
O MDF é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDP HDF, OSB, etc. MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média densidade;
O MDF é produzido com fibras de madeiras selecionadas de pinus ou eucalipto de reflorestamento, impregnado de resinas termofixadas por pressão e alta temperatura;
Oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional. É excelente para acabamentos nos processos de pintura, revestimentos com PVC, BP e outros acabamentos lisos. Oferece excelente capacidade de usinagem.
Semelhanças entre MDF e MDP
Tanto o MDF quanto o MDP são considerados ecologicamentes corretos por serem provenientes de florestas plantadas, que são aquelas intencionalmente produzidas pelo homem. Essas florestas tem como objetivo tanto a recuperação de áreas degradadas quanto a produção de produtos madeireiros, como a fabricação de móveis.
Diferenças entre MDF e MDP
As diferenças existentes entre o MDF e o MDP estão presentes no processo de fabricação, o que se refletirá no melhor uso e aplicação de cada um em situações específicas, bem como na diferença econômica entre ambos.
O fato do MDP ser mais econômico que o MDF não implica em ser de qualidade inferior, pois a qualidade dos dois é praticamente a mesma.
O MDP é mais barato devido ao seu processo de fabricação, como já afirmado acima. O MDP é feito com raspas de madeira (partículas) e resina, enquanto que o MDF é feito com fibras de madeira e resina. Pelo fato do MDP ser feito de raspas isso implica em menor quantidade de madeira utilizada para sua fabricação, pois elas ocupam maior espaço do que as fibras.
Além do mais o processo de transformação da madeira em partículas gera menos consumo de energia do que as fibras, pois é usado uma menor quantidade de máquinas, sendo assim menos máquinas utilizadas, menos energia sendo consumida.Dessa forma, pelo fato de usar menos energia e menos madeira, o MDP acaba por tornar-se mais econômico e mais sustentável, consequentemente sendo mais utilizado pela indústria moveleira no mundo.
Consumo de MDP e MDF no mundo
Países______________MDP______________MDF
Alemanha___________72%_______________28%
EUA_______________66%_______________34%
França______________82%_______________18%
Brasil_______________55%_______________45%
fonte: Satipel (Duratex)
Qual o melhor material, MDP ou MDF?
Uso e Aplicações
Cada material possui características técnicas específicas que melhor se adequam a cada necessidade e situação.
O uso de raspas(partículas), por exemplo, no MDP proporciona ao material uma melhor estabilidade. Mas isso não significa que a qualidade seja melhor, apenas que esse fato torna o MDP mais indicado para determinadas situações, onde a estabilidade seja essencial.
O MDP é especialmente indicado para móveis residenciais e comerciais de linhas retas ou formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo-relevo, entalhes ou cantos arredondados para a aplicação de pintura, que são considerados acabamentos finos, nesse caso é mais indicado o uso do MDF.
Além do MDP possuir uma melhor estabilidade, esse material também possui uma melhor resistência ao arrancamento de parafusos. Pois como o MDF é um material mais maleável pode ocasionar um afrouxamento do parafuso na retirada e recolocação deste.
Principais Aplicações
MDF e MDP no mesmo móvel
E já que cada um tem melhor aplicabilidade em tipos diferentes de móveis, a união dos dois pode dar um resultado bem interessante. Em móveis cuja estrutura principal precisa ser reta, mas pode-se abusar da criatividade no acabamento externo, como armário, por exemplo, a união dos dois é perfeitamente aceitável. Dessa forma a junção do MDP e do MDF no mesmo móvel reduz os custos do produto final.
Qualquer dúvida entre em contato comigo no e-mail gleibsonnogueira@gmail.com que estarei sempre a disposição para lhe ajudar.